Quanto tempo leva para limpar meu nome?

Você deve estar pensando: limpar meu nome é muito complicado, porém não é uma tarefa tão difícil quanto parece. É preciso se organizar para quitar todos os débitos e finalmente ter o CPF removido da lista de restrição. Se você tem pressa para ficar com o nome limpo, saiba que o procedimento leva menos tempo do que imagina. Leia a seguir mais informações.

Primeira etapa para limpar meu nome – Consulta do CPF

Publicidades

Se você está devendo para mais de uma empresa ou não sabe exatamente a origem dos débitos, é necessário averiguar a situação. Quanto mais rápido se informar sobre as pendências e realizar o pagamento, menos tempo levará para limpar o seu nome.

Veja os dados do SERASA, SPC e outros órgãos de proteção ao crédito para ter todas as informações necessárias, como nome da empresa credora e valor inicial da dívida. Dessa forma, é possível ter ideia do valor necessário para saldar as contas vencidas. Confira abaixo os próximos passos:

#1 Quitação dos débitos

Como você pode imaginar, apenas a consulta não é suficiente para limpar o nome sujo. Entre em contato com as empresas para saber o valor atualizado da dívida. É possível que elas ofereçam desconto na liquidação do saldo total. O pagamento à vista melhora as chances de barganha.

Se não puder pagar tudo de uma vez, tente parcelar o montante. A partir do momento que a primeira prestação for sanada, já pode haver a retirada da negativação. O importante é que você faça um acordo com cada uma das empresas que estiver devendo e providencie o pagamento o mais rápido possível.

#2 Contabilização do pagamento

Quando um boleto é pago, pode demorar de 1 a 2 dias úteis para que haja a confirmação do sistema. Por isso, caso você pague as contas em um sábado ou emenda de feriado, deve considerar apenas os dias úteis.

Depois, quando o pagamento é reconhecido, a empresa tem um prazo legal de 5 dias para limpar o seu nome sujo e remover a restrição. Basta aguardar esse período. Porém, muitas vezes o consumidor tem pressa porque precisa utilizar o CPF para conseguir um empréstimo e outras formas de crédito. Quando o prazo de 5 dias se encerrar, consulte novamente os órgãos de proteção para ter certeza de que foi dada baixa no sistema. Caso isso não tenha ocorrido, faça uma reclamação diretamente com a empresa que não retirou a pendência, informando que já se passou o período de contabilização do pagamento e os 5 dias do prazo legal.

Por fim, para saber, em média, quanto tempo leva para limpar meu nome sujo, leve em consideração a consulta ao CPF, negociação da dívida, contabilização do pagamento e os 5 dias do prazo legal. Podemos dizer que, pelo menos 10 dias corridos são necessários para o procedimento completo, dependendo da incidência de feriados e finais de semana.

Publicidades

Só depende de você ter a iniciativa de organizar as finanças para deixar tudo liquidado e melhorar as chances de conseguir crédito com facilidade!

Deixe um comentário :)