Como dar baixa nas pendências?

Dar baixa nas pendências, é fácil? Para manter o CPF sem restrição, o principal passo é pagar as dívidas na data do vencimento. Porém, imprevistos ocorrem, gerando débitos sem pagamento. Como consequência, as empresas realizam cobranças para o cliente, mas em certas situações, como o desemprego, o contribuinte se vê sem condições de sanar os boletos. Se você possui várias pendências e deseja saber como dar baixa, vamos te informar como limpar o nome sujo! Confira a seguir mais informações sobre o assunto.

Primeiro passo para dar baixa nas pendências:

Publicidades

#1 Consultar os órgãos de proteção ao crédito

Quem possui várias contas vencidas e não sabe exatamente quais são as empresas que deve, precisa fazer uma consulta do CPF. Os principais órgãos a serem verificados são: SERASA, SCPC, CCF (em caso de cheques sem fundo) e SPC.

Veja também: Como consultar o nome de várias formas diferentes

É preciso ir a um dos pontos de atendimento das instituições citadas, levando RG e CPF. Se preferir, a consulta pode ser feita também na internet, em sites de terceiros. Essa forma é mais conveniente porque pode ser realizada em casa, em poucos instantes.

Depois de ter uma lista dos débitos, calcule o valor do montante e verifique o dinheiro disponível em seu orçamento para limpar o nome e dar baixa nas pendências. Caso não tenha a soma total, não se preocupe. É possível negociar com as empresas credoras. Leia o próximo passo!

#2 Entrar em contato com os bancos e instituições

Você pode conseguir bons descontos durante a negociação com o setor de cobrança das empresas e limpar seu nome. É comum haver redução nos juros, por exemplo. Mesmo que não consiga reduzir o valor a ser pago, outra solução é parcelar o montante.

A boa notícia é que, mesmo havendo um parcelamento, com o pagamento da primeira parcela é possível dar baixa nas pendências. É claro que as outras parcelas devem ser pagas corretamente, mas não é necessário esperar a liquidação total para ter o CPF removido dos órgãos de proteção ao crédito.

Publicidades

Assim que houver a contabilização, a empresa tem o prazo de até cinco dias para remover a pendência dos bancos de dados, como SERASA e SPC.

Deixe um comentário :)