Consultar o nome sujo de várias formas

Consultar o nome sujo e saldar as dívidas…como fazer? Cada vez mais surgem notícias sobre o aumento do endividamento das pessoas. Se você faz parte desta estatística, saiba que é muito útil consultar a situação do seu CPF para analisar a situação e planejar a liquidação das pendências.

Principais formas de consultar o nome sujo

Publicidades

Os dois principais cadastros usados pelos bancos e empresas para conferir as contas em atraso são a Serasa e SPC. Vamos mostrar logo a seguir as diversas formas de ter acesso às bases de dados para limpar o nome sujo. Confira!

#1 Presencialmente

Para consultar gratuitamente o CPF, basta ir até uma das agências da Serasa. O contribuinte deve levar o CPF e outro documento de identificação com foto, como RG, CNH ou Carteira de Trabalho. Lembrando que apenas o titular pode solicitar o acesso às pendências, outra pessoa não pode fazer a consulta.

Se o titular estiver impossibilitado de ir até o local, mas tem interesse em fazer uma consulta e posteriormente limpar o nome, uma procuração pode ser usada, desde que tenha firma reconhecida em cartório. Além de apresentar o documento original, uma cópia deve ser deixada na agência. O procurador deve levar um documento em seu nome, como RG, CNH ou Carteira de Trabalho.

Da mesma forma funciona o atendimento do SPC, feito pessoalmente nos balcões de algumas cidades. É necessário levar o CPF original e documento com foto.

#2 Via Carta

Se preferir, pode enviar uma carta ao Serasa, solicitando uma lista de débitos presentes no CPF. A mensagem pode ser escrita à mão ou estar impressa, desde que tenha o número do RG e CPF, além de cópias dos documentos. Também é preciso que a assinatura do contribuinte esteja com firma reconhecida em cartório. Ela deve ser enviada para: SerasaConsumidor – Rua Episcopal, 2005, Centro – São Carlos, SP – CEP 13560-000.

Esse método é mais demorado, já que a carta deve ser entregue, aberta e depois respondida para o remetente. Se você pretende limpar o nome sujo em poucos dias, utilize outra maneira mais prática de fazer a consulta, como o procedimento mencionado no próximo tópico.

#3 Na internet

Também é possível verificar informações do CPF na internet. Mediante o pagamento de créditos, o consumidor consegue ter acesso a situação atual de seu cadastro, em sites especializados. Essa é uma maneira bem prática de saber mais sobre as pendências sem sair de casa.

A consulta na internet dá menos trabalho que ir pessoalmente até a agência ou enviar carta com assinatura registrada. Nem é necessário ter uma procuração para fazer a pesquisa de débito de terceiros. O procedimento online poupa tempo para quem tem pressa de limpar o nome sujo.

#4 Consulta de Score

Depois de limpar o nome sujo, saiba que as empresas que concedem crédito analisam outros fatores na hora de aprovar um empréstimo ou carnê. Além de manter o CPF regularizado, é preciso continuar pagando as contas em dia, para que as financeiras saibam que você é um bom pagador. Essa análise de relacionamento é chamada Score, uma pontuação que avalia o perfil do consumidor. Quanto mais alta ela for, maiores são as chances de conseguir crédito.

Publicidades

O Score pode ser verificado no site da Serasa, de forma gratuita.

Aprendeu como fazer a consulta de várias formas? Basta escolher qual delas é mais conveniente para você! Depois de saber quais são os débitos pendentes em cada uma das empresas, fica mais fácil consultar o seu nome.

Deixe um comentário :)