Limpar o nome sujo ajuda a conseguir emprego?

Limpar o nome sujo traz diversas vantagens para o contribuinte, como maior acesso à empréstimos e outras formas de crédito. Mas, será que ajuda também a conseguir emprego? Na hora de selecionar um candidato, a empresa pode considerar vários fatores, como o currículo, experiência e pretensão salarial.

Porém, há casos em que a restrição em órgãos de proteção ao crédito também influencia na hora de conquistar uma vaga de trabalho. Saiba mais sobre o assunto e entenda porque é importante limpar o nome sujo antes de procurar emprego.

Veja também: Empréstimo com o nome sujo, tem como fazer?

Limpar o nome sujo aumenta minhas chances?

Publicidades

Em tese, uma empresa não pode negar uma vaga de emprego para quem possui restrição no Serasa ou SPC. Isso porque a negativação é o resultado de problemas financeiros particulares de cada indivíduo. Ao impedir que um candidato seja contratado pelo simples fato de não conseguir limpar o nome sujo, a empresa está cometendo uma ilegalidade. A discriminação, se comprovada, dá direito a indenização por danos materiais e morais.

Porém, dificilmente uma organização informa exatamente o motivo de um candidato ser rejeitado. O empregador alega que o currículo não está de acordo com as exigências, ou que o cargo já foi preenchido. A realidade é que não ter restrição nos órgãos de proteção ao crédito ajuda sim quem está em busca de colocação no mercado de trabalho. Principalmente para aqueles que buscam vagas na área bancária, tratada no próximo tópico.

É obrigatório limpar o nome sujo para trabalhar em um banco?

Apenas as instituições financeiras podem impedir a contratação de pessoas negativadas. Da mesma forma, tais organizações podem demitir bancários com restrição no CPF. Vale lembrar que, qualquer outra empresa que não seja do ramo bancário não tem esse direito. Caso você tenha interesse em seguir uma carreira em uma instituição financeira, é recomendável manter o CPF limpo e evitar dívidas que não terá condições de pagar em dia.

Quero prestar um concurso público. Preciso limpar o nome sujo?

Os concursos públicos oferecem vagas de emprego em organizações do governo, por isso, elas seguem os requisitos estabelecidos no edital. Ao contrário de vagas da CLT, o trabalho no setor público é concedido para quem presta exames específicos e atende certos critérios de seleção. Entre eles, pode ser barrado o candidato com negativação no Serasa e SPC. Desde que a regra conste no edital, ela é válida para aquele concurso. O candidato pode entrar na justiça para tentar impedir a aplicação da regra, mas, conforme mencionamos, os concursos públicos não precisam seguir as leis da CLT.

Publicidades

É muito mais fácil limpar o nome sujo do que aguardar a intervenção da justiça no processo.

Como conclusão, podemos resumir que um candidato endividado, com contas vencidas e débitos lançados nos órgãos de proteção pode ser excluído de processos seletivos apenas por este motivo. Em alguns casos, o ato não é legal, mas as empresas usam outros argumentos na hora de eliminar alguém com restrição. Portanto, para ter maiores chances de conquistar uma vaga de emprego, mantenha seu CPF regularizado e faça o possível para limpar o nome sujo.

Deixe um comentário :)