Consulta do cpf – Saiba como fazer

A consulta do cpf é realizada quando existe a necessidade de avaliar a linha de crédito de um cidadão ou se o mesmo possui algum tipo de irregularidade diante da Receita Federal. Assim, para conseguir fazer comprar financiadas, ter cartões de crédito, limite de cheque especial, além de vários outros benefícios, é preciso não ter restrições no CPF.

O Cadastro de Pessoa Física, mais conhecido como CPF é um documento extremamente importante para o cidadão brasileiro. Através desses 11 dígitos contidos no registro, a Receita Federal pode identificar rendimentos,recebimentos e pagamentos de impostos dos residentes no país.
Existem dois tipos de consulta para o CPF, uma em que é analisada a situação do documento. Se os dados estão corretos e o CPF estiver regular ou irregular. Ou, ainda é possível fazer a consulta para avaliar se o cliente possui restrições em órgãos de proteção ao crédito ou possui um bom relacionamento no mercado financeiro.

Como consultar o CPF grátis

Publicidades

Através de sites específicos é possível consultar o CPF de forma rápida e gratuita. Uma excelente forma é através do site Consumidor Positivo (https://www.consumidorpositivo.com.br/consulta-cpf-gratis/),

ou Serasa (https://www.serasaconsumidor.com.br/consultar-meu-cpf/). São excelentes formas de verificar sem custo como está a situação do CPF diante da receita Federal e principais financeiras do país.
É possível consultar o CPF através do site oficial da Receita Federal . Nesse site é possível:

  • Identificar irregularidades e fazer os ajustes;
  • Retirar 2ª via do documento;
  • Alterar cadastro ou nome social;
  • Tirar a 1ª via do CPF.

No entanto, alguns sites de consulta do CPF permitem avaliar apenas 1 número e exige resposta de um questionário que muitas vezes é extenso, sem garantir que posteriormente aquelas informações serão armazenadas com total segurança na internet. Por isso, empresas e muitos consumidores preferem pagar a sites de consulta que são mais completos e seguros para depositar seus dados.

Cuidados na hora de consultar o CPF

Exatamente por ser um documento importante, a consulta do CPF deve ser feita com cuidado e em locais que ofereça segurança digital e proteção das informações. É vital conhecer o serviço antes de sair digitando o número de CPF para consultar em qualquer ambiente.
Caso precise de uma consulta mais completa ou monitoramento do CPF , é possível contratar serviços de órgãos de proteção ao crédito como Serasa e outras empresas que também prestam o serviço com qualidade, mas existe um custo.
Se possível consulte o CPF de um computador próprio e mantenha o antivírus da máquina atualizado, assim evita que exista possíveis espiões coletando seus dados.

Publicidades

A consulta do CPF é direito de todos

Por mais que existam benefícios em pagar pelo serviço, a consulta de CPF ao SPC, SERASA e SCPC deve ser totalmente gratuita e simples. De acordo com o art. 43 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), o cliente tem direito de realizar a consulta no SPC ou qualquer banco de dados que conste os seus registros gratuitamente além de poder requerer a sua correção.
Assim, ficou muito mais fácil consultar o CPF sem sequer precisar sair de casa. Lembre-se de manter os dados atualizados e evite pendências financeiras para que não haja inclusão no cadastro negativo das financeiras.

Deixe um comentário :)